terça-feira, 4 de junho de 2013

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS...

Retenção de líquidos

Retenção aparece em certas condições fisiológicas (gravidez, menopausa, pré-menstruação) e em muitas doenças (coração, rins, fígado, etc.)
Sempre aparece como um inchaço dos tecidos moles devido ao acúmulo de líquido, especialmente naquelas áreas.

A água é o elemento mais abundante no corpo e atinge 72% do peso do corpo de um adulto. Ele é distribuído em três compartimentos:

Intracelulares: encontrado no interior das células.
Intravascular localizado no interior do vaso sanguíneo.
Intersticial que está localizado entre ambos ou nos tecidos em torno das células.

Cada um dos outros, todos estes compartimentos são separados por uma membrana semi-permeável, ou que permita a passagem dos líquidos e certos componentes dos mesmos. A retenção de líquidos ocorre quando há um desequilíbrio entre as forças que regulam a passagem de líquidos a partir de um compartimento para outro. Se o fluxo de água é intravascular espaço abundante para aparecer retenção de líquido intersticial.

A retenção é um dos factores ocultos de ganho de peso, o que é evidente tanto na escala como no espelho. Podem ocorrer tanto estilo de vida (sedentário) e oscilações hormonais (gravidez, menopausa, pré-menstrual), o desequilíbrio na ingestão de líquidos ou doença significativa (cirrose, insuficiência cardíaca, hipertensão, cancro, malnutrição, etc.) .

Os fatores causais:

Fatores orgânicos:
,, Distúrbios circulatórios inflamatória alérgica (em juntas de trauma ou choque) (voltar ralentizamiento empurrando sanguínea e linfática fluido para o interstício. Doenças específicas para certos órgãos (fígado, rim, coração, etc.).

Fatores quotidiano:
O sedentarismo (falta de atividade física, passar muitas horas sentado, etc.), Estresse (ansiedade e nervos desequilibrado sistema hormonal), consumo de medicamentos (contraceptivos orais, corticosteróides, anti-inflamatórios, etc.), Fatores climáticos ( flutuações em menor medida na pressão atmosférica e altas temperaturas, pode influenciar isso.

Dicas a seguir:

Siga uma dieta rica em vegetais, frutas, com muita água e líquidos.
A dieta deve ser equilibrada para a frente e ajustado para a idade e o estilo de vida.
Exercício regular e constante, de acordo com a idade e condição física.
Tenha muito cuidado com o consumo de sal: basta retirar o saleiro da mesa e evitar acrescentou "mais" nas refeições, eles estarão comemorando com uma dieta moderada em sódio.
Note-se que depois de 50 anos, essas dicas são necessários mais do que em 20, mas desde cedo é bom tomar esses cuidados.


Fatores que podem causar retenção de líquidos:

A má alimentação com muito sal e álcool ea falta de proteínas e nutrientes.
A vida muito sedentária.
As flutuações hormonais (gravidez, menopausa).
Fígado, coração ou rins, eles não derrubar as escalas e tecidos fluidos causa acumular.
O uso de certos medicamentos ...
Todos esses fatores contribuem para que o peso e desconforto geral causado por este problema.
Gravidez

É muito comum no período de gestação reter mais líquido do que o corpo necessita. Pelo menos 50% das mulheres sofrem com isso em algum momento, especialmente durante o terceiro trimestre. Toda esta confusão é por causa das mudanças hormonais drásticas que ocorrem durante a gravidez e é normalmente encontrado com um ligeiro inchaço dos tornozelos e pés. Na medicina, o problema é chamado de "edema" e é muito perturbador, mas é aconselhável discutir com seu ginecologista.

O edema leve corrigida por medidas simples, mas em qualquer caso não deve tomar nenhuma medicação sem consultar um especialista.

Aconselhamento nutricional:

Para evitar a retenção de líquidos é seguir uma dieta baixa em sódio, por isso o primeiro passo a tomar é reduzir o sal nos alimentos. Para provar as refeições não branda e realçar o sabor dos alimentos pode ser usado como um substituto ervas, vinagre, limão, alho ou cebola.

Mas nem todo o sódio ingerida através de sal de mesa. Todos os alimentos contêm isso, em maior ou menor grau, é também necessário para evitar que aqueles contendo mais: salsichas, conservas, queijos (com excepção do queijo sem sal), fumado, curado, biscoitos, pão com sal, cubos de caldo, purês comerciais sopas, água mineral com gás, álcool, etc.
A melhor coisa é seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes e carboidratos complexos (massas, arroz) e alimentos ricos em potássio em geral. Entre os vegetais mais recomendadas incluem batata, abóbora, tomate, abobrinha, berinjela, aspargos, cogumelos e alcachofras. E os frutos mais apetecíveis é a banana, seu alto teor de potássio.

Por outro lado, também é importante para beber água (cerca de dois litros por dia) e, de preferência do lado de fora das refeições.

Os alimentos recomendados

Alimentos ricos em potássio: O potássio é um mineral que, juntamente com o sódio eo cloreto, mantendo o equilíbrio de água do corpo. Estes três componentes, chamados de eletrólitos, são necessários para controlar a pressão arterial, para manter a freqüência cardíaca, para o transporte de nutrientes para as células e, para o que nos interessa neste capítulo, para evitar o excesso de líquidos são retidos no organismo. Muito sódio na dieta, além de facilitar o aparecimento de um número de doenças tais como a hipertensão, quebra o equilíbrio da água e promove a retenção de água no organismo.

Tem sido demonstrado que a ingestão de alimentos ricos em potássio ajuda a contrariar os níveis de sódio e restaura o equilíbrio. De acordo com especialistas, a relação ideal seria de 5:1, ou seja, cinco vezes mais potássio do que de sódio. Na prática, isso significa que devemos comer menos alimentos de sal e comer mais alimentos ricos em potássio. Isto não só começa a ter o corpo "menos inchado", mas evitaria que a nossa pressão arterial era tão alta, que iria reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos. Infelizmente, na sociedade age sobre o sal é normalmente o dobro de potássio.

Frutas e vegetais são ricos em potássio. Sugerimos que uma ingestão diária de cerca de 400 gr. destes alimentos, pelo menos, o equivalente a cinco porções por dia.

Alimentos de baixo teor de sódio: Entre os alimentos com baixo teor de sódio, fundamentalmente, tem muitas frutas e vegetais, embora algumas frutas como maçãs, peras ou cerejas são especialmente recomendadas. Para saciar o corpo pode usar alguns cereais, como arroz ou aveia, ou tubérculos como a batata. A soja e outras leguminosas são fontes vegetais de proteína com muito pouco sal. Podemos também usar leite ou seus derivados.

Alimentos não recomendados

Alimentos salgados: Alimentos ricos em sódio causa a retenção de líquidos. Entre os alimentos à dieta do edema que contêm muito sal e devemos evitar são os seguintes: as carnes (mortadela picada, salame, presunto, etc), legumes, frutos secos salgados salgados e queijos com sal.
Bronzeamento · · Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário