O fígado é o principal centro de desintoxicação do organismo, existem alguns alimentos que devem ser adicionados à sua dieta para estimular e proteger este orgão.
O seu mau funcionamento provoca a acumulação de toxinas no corpo sobrecarregando os intestinos responsáveis pela eliminação dos resíduos sólidos, os rins que descarregam os líquidos, os pulmões responsáveis pela eliminação das toxinas gasosas e a pele que também liberta lixo através do suor.
A situação ideal é tentar adoptar uma alimentação saudável, já tantas vezes referida nos nossos artigos, e evitar a exposição a produtos não naturais, com activos químicos e industriais.
Alguns produtos que usamos diariamente contribuem para aumentar a toxicidade no organismo elevando os níveis de poluentes em circulação, que obrigam o fígado a um trabalho reforçado e stressante:
Os cosméticos de beleza como verniz, tinta para o cabelo, maquilhagem, batom, base e rimel;
Produtos de higiene corporal como sabonetes, champô, creme de beleza e pasta para os dentes;
Metais pesados como o mercúrio ingeridos através dos alimentos nomeadamente peixes e mariscos de zonas poluídas;
Bebidas alcoólicas, tabaco e drogas;
Poluição industrial e automóvel dos derivados do petróleo através da respiração;
Aditivos e conservantes alimentares artificiais;
Pesticidas e adubos pelos alimentos não orgânicos e produzidos em larga escala;
Produtos de limpeza e detergentes industriais, opte pelos naturais.
Ambientadores para o lar;
Resíduos dos utensílios que utilizamos na cozinha como embalagens de plástico e frigideiras anti-aderentes.
As fontes de intoxicação são muitas e apenas enumeramos algumas, cabe a cada um tentar investigar o meio que o rodeia e tentar perceber quais as suas maiores fontes de contaminação, para tentar evitá-las.
As centenas de enzimas necessárias ao funcionamento diário das funções corporais são produzidas no fígado e participam no funcionamento correcto do coração, cérebro, olhos, rins e intestinos, é igualmente responsável pela produção da bílis, um fluído com função metabólica na digestão e assimilação de gorduras e proteínas.
Adicione estes 6 alimentos diariamente para otimizar e proteger as funções da maior glândula do corpo humano:
Cucuma
Esta especiaria de cor amarela, e que faz parte da composição do caril, é um dos alimentos mais potentes para manter o fígado com boa saúde, conseguindo até regenerar as suas células e aumentar a produção do suco biliar .
Toranjas:
Um citrino muito rico em vitamina C, anti-oxidantes e flavonóides como a naringenina, que força a gordura a transformar-se em energia em vez de ficar armazenada;
Chá verde
Rico em catequinas, um antioxidante cujos estudos científicos têm demonstrado ajudar a eliminar gorduras acumuladas e a protege-lo contra as toxinas;
Alho
O
s seus componentes sulfurosos activam as enzimas hepáticas responsáveis pela eliminação dos invasores químicos indesejáveis no organismo;
Vegetais de folhas verde escuras
Como os espinafres, rúcula, chicória ou coentros ajudam a eliminar os metais pesados como o mercúrio e os pesticidas/herbicidas ingeridos através dos alimentos;
Nozes ou abacates
São ricos em glutationa, um poderoso antioxidante que promove a saúde do fígado protegendo-o contra os valores tóxicos elevados.
Diversas investigações mostraram que o consumo de 2 abacates por semana equivale a uma recuperação hepática de 30 dias. — com Maria Guilhermina Flamino Vitorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário