ALECRIM

O que é Alecrim:

Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas Alecrimflores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é "orvalho do mar".
O nome alecrim é muitas vezes usado para descrever outras plantas, como é o caso do rosmaninho, que possui características semelhantes. Apesar disso, estas duas plantas pertencem a gêneros diferentes, rosmarinus (no caso do alecrim) e lavandula (rosmaninho) e apresentam diferenças a nível da flor.
O alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
De acordo com algumas crenças populares, o alecrim afasta a inveja, e quando colocado debaixo do travesseiro, afasta os sonhos maus. Também há quem acredite que se alguém toca a pessoa que ama com alecrim, o amor dessa pessoa por quem a tocou vai ser eterno.
Segundo uma lenda de origem cigana, o alecrim tem uma característica divina, porque terá aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do banho de Jesus.
Na culinária, o alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Algumas pessoas também usam o alecrim em sopas e molhos. Em pratos comuns no mediterrâneo, na Itália, por exemplo, o alecrim é acrescentado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.
Também são conhecidos alguns fins medicinais do alecrim, que já foi usado para combater a febre tifóide. Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. O alecrim é também um relaxante muscular, fortalece os músculos do coração e tem a função de ativar a memória. Por esse motivo, alguns estudiosos acreditam que pendurar ramos de alecrim em locais onde crianças desenvolvem tarefas escolares pode contribuir para melhorar as suas memórias.

Um comentário:

  1. Tomo o chá e banhos com ele,abre a sua mente,voce começa a enxergar possibilidade,e tudo de bom

    ResponderExcluir