BENEFÍCIOS DO COCO E SEUS DERIVADOS

Benefícios e Propriedades da Água, Leite e Óleo de Coco
Coco - Cocos nuciferaPor Que Beber Água de Coco? O Coco (Cocos nucifera) é também conhecido como Côco, Coco-de-Praia e Cocus.
É a única espécie do gênero Cocos, uma palmeira de grande porte, que atinge até 30 metros altura, sendo que o Côco é o fruto do Coqueiro. Pertence a família Areceae.
A medicina ayurveda reconhece as propriedades do coco e o usa há mais de 4.000 anos em suas diversas formas para tratar uma variedade de problemas de saúde e nutrir o corpo.
Inclui indicações e propriedades medicinais para combater abscessos, afecções respiratórias, angina, asma, artrite, bronquite, cistite, colesterol alto, cólicas abdominais, desnutrição, diarréias, dores comuns, falta de apetite, febre, icterícia, inflamação do canal da uretra, irritações gastrointestinais, pele seca e danificada, tosse, úlceras gástricas e vários outros usos medicinais.
A água de Coco é o líquido doce hidratante encontrado dentre do Coco fresco, que não pode ser confundido com o óleo de coco. A água de coco auxilia na digestão, proporciona o aumento do sêmen e ajuda a desobstruir o canal urinário.
Além de açúcares naturais, que contém um conjunto composto de vitaminas e minerais, o que o torna uma bebida saudável, a água de coco é rica em potássio, cloretos, cálcio e magnésio, e possui uma pequena quantidade de sódio, açúcar e proteínas. É essencialmente livre de gordura. Embora o conteúdo mineral permaneça praticamente constante, o açúcar e as concentrações de proteína aumentam à medida que a fruta amadurece.
A água de coco contém uma variedade de nutrientes, bem como minerais que vêm diretamente do mar. Os Coqueiros crescem abundantemente na maior parte dos trópicos. Mesmo as pequenas ilhas mais remotas do mundo são cobertas possuem cocos, vez que cocos que boiavam no mar “povoaram” tais ilhas. Muitas vezes, a água de Coco é a única água potável disponível, sendo o Coco apelidado por este motivo como “água da vida”, vez que já houve inúmeros relatos de náufragos que sobreviveram bebendo a água do Coco.
O gosto da água de Coco varia de acordo com a maturidade do coco. A água verde (imaturos) é considerada como a melhor em sabor e qualidade. A água do coco maduro não é tão saborosa quanto a do coco verde. Atualmente, felizmente, há possibilidade de comprar água-de-coco fresca em lojas e supermercados.
Os Benefícios do Óleo de Coco no Tratamento de Pele.
O óleo de Coco é comprovadamente benéfico para pele seca e danificada, seja para deixar a pele mais saudável, seja para auxiliar na cicatrização. Também é um excelente remédio natural para queimaduras, cortes contusões e até mesmo para a recuperação (cicatrização) de ossos quebrados. O óleo de coco constitui uma barreira protetora para manter a umidade e penetrar nas camadas mais profundas da pele para ajudar a manter os tecidos conjuntivos fortes e flexíveis. O óleo de coco é facilmente absorvido na pele, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Também ajuda na esfoliação da camada externa de células mortas da pele, tornando a pele mais lisa.
O Uso do Óleo de Coco em Dietas Para Perder Peso.
Os estudos relacionados aos benefícios do óleo de coco para a saúde do coração ainda não são conclusivos. Durante a década de 1980 a American Heart Association (Associação Americana do Coração) declarou que o óleo de coco saturado era rico em gordura prejudicial para a saúde cardiovascular. Outras pesquisas publicadas posteriormente afirmaram que o óleo de coco é diferente de outras gorduras saturadas, vez que é composto por ácidos graxos de cadeia média, ou seja, óleos vegetais, como de coco, abacate, amendoim e outras fontes vegetais são considerados muito mais saudáveis que gorduras saturadas de origem vegetal.
O óleo virgem, feito a partir de cocos frescos são as melhores opções de cosméticos e suplementos alimentares. O óleo de coco adicionado a dietas aumenta a energia, equilibra os hormônios e estimula a glândula tireóide. De igual forma, o óleo de coco aumenta a atividade do metabolismo, ajudando a liberar energia e promover a perda de peso. O óleo de coco pode ser usado para fritar alimentos.
O Leite de Coco
O leite de Coco é um ingrediente comum na culinária de países do Caribe, da Tailândia, Sri Lanka no sul da Índia. O leite de Coco é rico em vitaminas e minerais essenciais. Também é uma fonte rica de vitamina A, vitamina E, potássio e cálcio. Pode ser um substituto para o leite sem lactose, além de poder ser usado na panificação e facilmente usado no preparo de cereais, temperos, sopas e doces. Além disso, o leite de Coco é bom para a saúde da pele e dos cabelos. É amplamente utilizado como base em muitos cosméticos e produtos naturais, tais como óleos de cabelo e hidratantes de pele.
Também é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a combater radicais livres, retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão deficiente e a baixa densidade óssea.
Também possui ácido láurico, substância que confere ao leite de coco propriedades contra fungos, vírus e bactérias. É ótimo para combater infecções. Apesar do fato do leite de coco conter gorduras saturadas, também ajuda na perda de peso. A gordura do leite de coco é composta de ácidos graxos de cadeia média, que fazem com que o corpo converta o leite de coco em energia ao invés de armazená-lo como gordura. Por fim, o leite de coco ajuda na digestão e também é usado como laxante.

Um comentário:

  1. Que Maravilha da natureza, tanto a água fresquinha como a poupa são saborosos, aqui na minha casa faço o suco e sirvo geladinho batido com gelo somente com açúcar. Parabéns pelo belo artigo, muito esclarecedor e muito informativo.

    ResponderExcluir