terça-feira, 11 de junho de 2013

ALIMENTOS QUE MANTÉM O FÍGADO SAUDÁVEL...

Alimentos para um fígado saudável

O fígado é o principal centro de desintoxicação do organismo, existem alguns alimentos que devem ser adicionados à sua dieta para estimular e proteger este orgão.

O seu mau funcionamento provoca a acumulação de toxinas no corpo sobrecarregando os intestinos responsáveis pela eliminação dos resíduos sólidos, os rins que descarregam os líquidos, os pulmões responsáveis pela eliminação das toxinas gasosas e a pele que também liberta lixo através do suor.

A situação ideal é tentar adoptar uma alimentação saudável, já tantas vezes referida nos nossos artigos, e evitar a exposição a produtos não naturais, com activos químicos e industriais.


Alguns produtos que usamos diariamente contribuem para aumentar a toxicidade no organismo elevando os níveis de poluentes em circulação, que obrigam o fígado a um trabalho reforçado e stressante:

Os cosméticos de beleza como verniz, tinta para o cabelo, maquilhagem, batom, base e rimel;

Produtos de higiene corporal como sabonetes, champô, creme de beleza e pasta para os dentes;

Metais pesados como o mercúrio ingeridos através dos alimentos nomeadamente peixes e mariscos de zonas poluídas;

Bebidas alcoólicas, tabaco e drogas;

Poluição industrial e automóvel dos derivados do petróleo através da respiração;

Aditivos e conservantes alimentares artificiais;

Pesticidas e adubos pelos alimentos não orgânicos e produzidos em larga escala;

Produtos de limpeza e detergentes industriais, opte pelos naturais.

Ambientadores para o lar;

Resíduos dos utensílios que utilizamos na cozinha como embalagens de plástico e frigideiras anti-aderentes.

As fontes de intoxicação são muitas e apenas enumeramos algumas, cabe a cada um tentar investigar o meio que o rodeia e tentar perceber quais as suas maiores fontes de contaminação, para tentar evitá-las.

As centenas de enzimas necessárias ao funcionamento diário das funções corporais são produzidas no fígado e participam no funcionamento correcto do coração, cérebro, olhos, rins e intestinos, é igualmente responsável pela produção da bílis, um fluído com função metabólica na digestão e assimilação de gorduras e proteínas.

Adicione estes 6 alimentos diariamente para otimizar e proteger as funções da maior glândula do corpo humano:

Cucuma

Esta especiaria de cor amarela, e que faz parte da composição do caril, é um dos alimentos mais potentes para manter o fígado com boa saúde, conseguindo até regenerar as suas células e aumentar a produção do suco biliar .

Toranjas:

Um citrino muito rico em vitamina C, anti-oxidantes e flavonóides como a naringenina, que força a gordura a transformar-se em energia em vez de ficar armazenada;

Chá verde

Rico em catequinas, um antioxidante cujos estudos científicos têm demonstrado ajudar a eliminar gorduras acumuladas e a protege-lo contra as toxinas;

Alho
O
s seus componentes sulfurosos activam as enzimas hepáticas responsáveis pela eliminação dos invasores químicos indesejáveis no organismo;

Vegetais de folhas verde escuras

Como os espinafres, rúcula, chicória ou coentros ajudam a eliminar os metais pesados como o mercúrio e os pesticidas/herbicidas ingeridos através dos alimentos;

Nozes ou abacates

São ricos em glutationa, um poderoso antioxidante que promove a saúde do fígado protegendo-o contra os valores tóxicos elevados.

Diversas investigações mostraram que o consumo de 2 abacates por semana equivale a uma recuperação hepática de 30 dias. — com Maria Guilhermina Flamino Vitorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário