quinta-feira, 20 de junho de 2013

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia

É uma técnica terapêutica no qual o pavilhão auricular (orelha) recebe estímulos nos pontos corretos, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. Esses pontos, situados na orelha, correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio físico ou mental.
O conhecimento da auriculoterapia está se expandindo e enriquecendo à medida que as pessoas passam a observar e relacionar os pontos com suas emoções e imagens interiores, além dos próprios órgãos e funções do corpo.

A auriculoterapia tem papel importante para muitos desequilíbrios orgânicos e é muito utilizada nos casos de dor. A analogia do feto invertido que se tem na orelha, se fundamenta na inervação do pavilhão auricular, pois este apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo; órgão, víscera-pavilhão auricular.
A auriculoterapia Chinesa é baseada nos conceitos filosóficos milenares da cultura chinesa, aonde se faz a relação entre o macrocosmos e o microcosmos e os princípios da natureza.
A escola chinesa a considera como originária de seus estudos de acupuntura; já na outra escola existente, a escola francesa, como resultado de pesquisas realizadas na França. Os termos acupuntura auricular e auriculopuntura estão mais vinculados a prática de auriculoterapia na China, enquanto que o termo auriculoterapia está intimamente relacionado aos estudos franceses.
O importante, no entanto, é sabermos que a orelha externa já era usada para tratamento na Grécia antiga, por Hipócrates, o pai da Medicina, cerca de cinco séculos antes da era cristã. Portanto a auriculoterapia já era praticada na antigüidade, tanto no mundo oriental quanto no mundo ocidental.

A escola chinesa divulga a existência de mais de 200 pontos na orelha externa (frente e dorso) e alguns tratamentos de acupuntura sistêmica (pressão alta, por exemplo) utiliza a orelha como parte do tratamento sistêmico para a disfunção.
Portanto, muitos tratamentos podem ser feitos com base na auriculoterapia usando como estímulos agulhas de acupuntura, pequenas agulhas especiais, esferas ou até ímãs nos pontos certos na orelha, com isso se restabelece-se de forma natural o equilíbrio do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário