domingo, 16 de junho de 2013

BANHO TURCO

BANHO TURCO

A um país como a Turquia a associação imediata que fazemos é à toalha turca e ao banho turco. Da mesma forma que surgiu a sauna seca, o banho turco nasceu muitos anos antes da Era Cristã. Segundo consta, os principais mercadores turcos cruzavam terras distantes com frequência e, para isso, embrenhavam-se em terras áridas e desérticas. Quem integrava estas caravanas, no fim de uma viagem encontrava-se prostrado, desanimado e quase sem fôlego. Com a pele ressequida e os poros entupidos com o pó do deserto, todos sentiam graves problemas respiratórios. Era o stress da Antiguidade…

A fim de solucionar o problema, terapeutas da época encontraram uma solução capaz de curar a exaustão destes homens, doentes de tanto trabalhar. Assim, construíram enormes casas de banho, totalmente revestidas a mármore, com tetos côncavos e potentes caldeiras de bronze. A enorme quantidade de água em ebulição mantinha-as sob um manto cerrado de vapor constante.
Estes banhos de vapor de água eram a única forma encontrada para abrir os poros, limpar os pulmões e vias respiratórias de tanto pó acumulado ao percorrer as regiões secas e longínquas. Além disso, nestes balneários termais primitivos podia-se reidratar todo o corpo, estabilizando assim as suas energias vitais.

A terapia criada conquistou, em pouco tempo, todos os reinos da região e ganhou, ao longo dos anos, muitos adeptos entre árabes, imperadores romanos e pensadores gregos. Na Europa somente no século XVII o banho turco se estabeleceu definitivamente.

O Hammam ou banho a vapor, entre os romanos, seguia um ritual específico. O sucesso do banho turco foi tal que logo se começaram a incrementar os serviços associados ao tratamento, através da contratação de massagistas que proporcionassem relaxamento muscular mais eficiente e eliminassem o stress. O barbeiro era, também, uma figura importante, pois tratava de todos os detalhes, desde os cabelos, à barba e às calosidades.

Tratavam-se de verdadeiros tratamentos de juventude que limpavam a pele, eliminavam toxinas através da sudação, ativavam o sistema circulatório, estimulavam intensamente e reequilibravam as funções do organismo em simultâneo.

O banho turco, de resto, não servia apenas para depurar a pele, mas estava intimamente ligado ao dia-a-dia das pessoas de todos os estratos e condições sociais que lá se encontravam e por lá ficavam, às vezes o dia inteiro. Espaço de encontros e de confidências, onde se discutiam os negócios e onde se organizavam casamentos, era um lugar público que tinha papel essencial na vida social. Fascinado por este universo, o Ocidente procura hoje recriar as ambiências orientais nos complexos hoteleiros e nos centros de saúde e bem-estar.

Conhecido também por sauna úmida, o banho turco sofreu alguns aperfeiçoamentos técnicos e ganhou ainda novas tecnologias. Caracterizado pelo agradável calor que transmite, pelo aroma de eucalipto, pela meia-luz e pelo silêncio, o banho turco oferece tranquilidade e conforto ao lazer. Além disso, ativa a circulação sanguínea e provoca uma maior abertura dos poros, revitalizando a pele e aumentando a sua elasticidade. Melhora também a respiração pois as substâncias aromáticas (que dão o perfume de eucalipto) têm efeito bronco-dilatador e a umidade do ar funciona como uma inalação muito saudável para pessoas que sofrem de asma e bronquite. Ajuda ainda no controle do peso.

As estadias no banho turco devem alternar-se com passagens por uma ducha fria que vai estimular a circulação sanguínea e restabelecerá tonicidade à pele. A sessão deve terminar com um tempo de repouso num local calmo e com um bom chá de menta.
Poderá facilmente instalar uma sauna úmida em sua casa, pois existem linhas compactas, ideais para espaços reduzidos. Os vários modelos no mercado possuem quadros de comando simples e fáceis de operar.

Hoje em dia, a técnica proposta pelos fabricantes de aparelhos de balneoterapia é a “cabine-hammam”, um pré-fabricado individual ou de dois lugares, que conjuga o banho a vapor, a ducha e a hidromassagem num espaço reduzido. Sistema de relaxamento ao domicílio, oferece um banho de rejuvenescimento regular e a um custo acessível.

Benefícios do banho turco:
- desobstrui os poros e vias respiratórias, hidrata o corpo e relaxa os músculos;
- desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro das gorduras e toxinas;
- as toxinas são eliminadas através das fezes, urina e suor, pelo que podemos dizer que é sinônimo de saúde;
- é ideal para casos de alergias de pele, problemas bronco-pulmonares, reumatismo, esgotamento físico e mental;
- praticado regularmente (1 vez por semana), é indicado para combater o cansaço crônico, obesidade, celulite, varizes e má-circulação sanguínea;
- não é indicado para pessoas com problemas cardíacos e de pressão alta;

Acessórios complementares:
- Alimentador e essências: além de fazerem parte do clima da sauna, são ideais para que o efeito terapêutico, medicinal e relaxante se concretize.
- Pulverizador: apesar das essências aromatizarem a sauna, você poderá misturar novos aromas no ar e testar novas essências com um pulverizador manual. Crie jogos olfativos.
- Termômetro: ótimo para controlar com precisão a temperatura da sauna e possibilitar a criação do clima ideal de relaxamento.

Feita a incursão por um mundo de saúde e bem-estar, podemos retirar dele os seus aspectos mais fascinantes e adequá-los ao nosso próprio estilo de vida, procurando integrar no nosso tempo de lazer esse sentido de bem-estar individual, de espiritualidade ou mesmo de partilha num ambiente de alegria e boa disposição. Quer seja no spa, na banheira de hidromassagem, na sauna ou no banho turco, os pequenos detalhes podem sempre fazer a diferença e tornar alguns momentos numa “eternidade” de prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário