sexta-feira, 21 de junho de 2013

FANGOTERAPIA

FANGOTERAPIA TÉCNICA MILENAR

Fango significa simplesmente lama. Mas apenas aquela lama com origem em terras vulcânicas, em mistura com águas termais. O material é selecionado e retirado das fontes vulcânicas a uma temperatura de 23ºC.

Fangoterapia é o uso terapêutico dado ao fango.

Devido à ação antisséptica, os egípcios usavam-no para fins medicinais: reumatismo, inflamações, úlceras, embalsamento, etc.

A Fangoterapia como terapia é muito antiga, que muitas civilizações que viviam perto de vulcões, lagoas ou mares, intuitivamente a utilizavam para se mimetizar com o entorno. Logo mais tarde foram-se encontrando propriedades terapêuticas. Foram vendo que acalmava as dores musculares, e as desconhecidas dores reumáticas. Pouco a pouco foram tomando consciência que melhorava a pele quando estava irritada. Assim se deram conta que a terra estava oferecendo um presente de vital importância.

No fango, a concentração de minerais é superior a das águas termais, já que o fango é o resultado de água subterrânea que ao subir à superfície, impulsada pelo calor, arrasta todos os minerais do centro da terra depositando-os perto da superfície, onde se acumulam.

A utilização terapêutica do Fango :

Problemas articulares:
Inflamação das articulações, absorção de edemas
Problemas musculares:
Ao repor magnésio e fósforo, o músculo pode drenar o ácido lático, recargar magnésio e desta maneira reduz a dor muscular
Problemas da Pele:
Aplicável a problemas como a psoriasis, acne e prevenção do envelhecimento cutâneo. Ao repor a carga de minerais, as células da pele podem conter uma atividade enzimática mais intensa, que revitalizaria os tecidos

O Fango também tem um importante uso no tratamento de celulites e flacidez da pele, mediante a tonificação por magnésio e fósforo, e pelo efeito tensor que produz. Adicionalmente, mediante silicatos, alisa a pele, deixando-a mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário