domingo, 30 de junho de 2013

VIGOREXIA

Vigorexia

O que é:
A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta mais os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Sintomas da vigorexia:
O principal sintoma a vigorexia é o fato de indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:
- Dor muscular persistente por todo o corpo;
- Cansaço ao extremo;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Anorexia/ Dieta muito restritiva;
- Insônia;
- Aumento da frequência cardíaca ao repouso;
- Menor desempenho durante o contato íntimo;
- Sentimento de inferioridade.

Por norma, os vigoréticos, adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, visando o aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.
Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se a si mesmos como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.

Causas da vigorexia:
As causas da vigorexia são psicológicas, mas acredita-se que possa haver alguma relação com os neurotransmissores do sistema nervoso central, pois alguns casos de vigorexia foram precedidos por doenças como meningite ou encefalite.
Consequências da vigorexia
Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequências danosas ao organismo como insuficiência renal, hepática; problemas de circulação sanguínea e depressão.
Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenças cardiovasculares envolvidas, câncer de próstata e diminuição do tecido testicular.

Tratamento para vigorexia:
O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, onde os objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua auto-estima. Além disso, pode ser necessária a toma de medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista.

Fonte: tuasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário