terça-feira, 2 de julho de 2013

BATATAS E SEUS NUTRIENTES...

A batata é rica em vitaminas B, vitamina C, fibras e carboidratos.

Para se ter uma ideia, uma batata assada de 200 g, ingerida com a casca, fornece metade das necessidades diárias das vitaminas C e B6 recomendadas para indivíduos adultos.

A batata contém ainda cobre, magnésio e folato (vitamina b9).

Batatas têm alto índice glicêmico (87 contra 55 do arroz branco, por exemplo), o que indica que o carboidrato presente nesse alimento é absorvido muito rapidamente pelo organismo, elevando também rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.

No lugar de adicionar gordura saturada à batata assada (sob a forma de manteiga ou sour cream), um pouco de iogurte pode dar conta do recado para deixá-las úmidas, saborosas e, principalmente, mais saudáveis.

Apesar das restrições, a batata é uma boa fonte de energia e pode ser consumida com moderação em substituição a outra fonte de carboidrato (como arroz ou pão).

Deve ser servida preferencialmente cozida ou assada e acompanhada de alguma fonte de proteína, que torna mais lenta a absorção dos carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue.

Lembre-se: uma batata média cozida tem cerca de 100 kcal; quando é frita, chega a 500 kcal e contém até 35 g de gordura.

Como Conservar:

Armazene o alimento em local escuro e fresco, fora da geladeira —baixas temperaturas transformam o amido em açúcar e podem conferir um sabor estranho ao alimento ou cor escura ao fritá-lo.
E não guarde o produto próximo das cebolas: substâncias dos dois alimentos estimulam a decomposição de ambos.
Retire eventuais brotos: eles podem produzir um sabor amargo desagradável.

Dicas de Preparo:

Para evitar que as batatas escureçam durante o cozimento, pingue algumas gotas de limão ou vinagre na água. Fure as batatas com um garfo, para que cozinhem por igual. Depois de cozinhar o tubérculo e escorrê-lo, não tampe a panela.
Se for preparar um purê, escorra bem a água antes de espremer as batatas — e nunca use um liquidificador: ele adquire textura pegajosa.
Para fazer batatas fritas sequinhas, leve as batatas já cortadas por meia hora no freezer. E não é preciso dispensar as cascas: elas ficam uma delícia fritas e temperadas com sal.

Idéias para Servir:

Pratos à base de batatas geralmente servem de acompanhamento para carne, frango ou peixe. Batatas bolinha assadas com alecrim e sal grosso acompanham bem um peixe assado.
Em purê, temperada com pesto, para dar um toque especial, substituem de maneira mais saudável as batatas fritas para acompanhar um filé.

Fonte: Nestlé — com Solange Marcato Pessonia, Euclenes Silva, Maria Lazara Carvalho Sousa e Rafael Henrique Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário