sábado, 27 de julho de 2013

ERVA BALEEIRA E SUAS PROPRIEDADES

Erva Baleeira (Cordia verbenacea)

Vamos conhecer mais uma planta brasileira que está muito arraigada ao uso popular nas regiões litorâneas do estado de São Paulo. Estamos falando da Erva baleeira, um arbusto nativo da Mata Atlântica, sendo encontrado em praticamente todo litoral de São Paulo. Possui folhas elípticas, medindo até 20 cm de comprimento, de textura muito áspera e com aroma muito diferente, lembrando muito os "temperos em cubinhos" de galinha ou de carne. Pode atingir de 3 a 4 metros de altura e sua inflorescência lembra um pouco a calda de um escorpião. A flor, de cor branca, vai abrindo uma a uma, de tal forma que em uma mesma inflorescência você pode ver desde o botão floral ao fruto já maduro, que normalmente é de coloração avermelhada intensa.

A Erva baleeira já era utilizada pela comunidade caiçara e pelos habitantes da mata de uma forma muito simples e eficiente, porém a comunidade científica praticamente desconhecia todo aquele potencial, até que ocorreu um fato muito interessante. Em um belo dia de sol, um pesquisador de uma universidade de São Paulo estava em uma praia no litoral paulista, quando começou a reparar um pescador que estava limpando seus peixes ao lado do barzinho. Neste momento, o pescador se feriu com a faca e, largando o peixe, lavou bem as mãos e se dirigiu ao lado pegando umas folhas de uma planta e, amassando bem, pingou algumas gotas de seu sumo no ferimento. O professor intrigado foi até o pescador e perguntou o que ele estava fazendo. Com sua simplicidade ele comentou que aquela planta era a Erva Baleeira e que ele estava usando-a para limpar o ferimento e ajudar a cicatrizar.

Movido pela curiosidade científica, este professor coletou alguns ramos desta planta e levou para a correta identificação botânica e iniciou vários estudos químicos e farmacológicos. Os resultados começaram a sair algum tempo depois, e aos poucos foi confirmando praticamente todas as atividades. Mais uma vez a ciência confirma grande parte dos conhecimentos populares.

Mas para que podemos utilizar a Erva baleeira? Ou melhor, quais são suas atividades terapêuticas?

Bem, possui uma ação anti-inflamatória muito potente, além de ação anti-séptica e cicatrizante. Desta forma esta planta pode ser e já está sendo utilizada como um excelente cicatrizante externo para ferimentos e cortes de forma geral, na forma de pomada, creme, banhar o local com seu chá ou preparar um cataplasma. Internamente pode ser empregada na forma de cápsula, chá ou extrato fluido para úlceras e gastrites com resultados muito positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário