sexta-feira, 19 de julho de 2013

SELÊNIO UM ÓTIMO ANTIOXIDANTE.....

SELÊNIO - Se

O selênio é um antioxidante vital, principalmente quando combinado com a vitamina E. Protege o sistema imunológico, previne a formação de RLs (destrói os peróxidos, agentes oxidantes que atacam as células) e aj
uda na produção de anticorpos. Os russos descobriram que indivíduos usando selênio e vitamia E, quando vacinados, produzem mais anticorpos. O selênio induz incrementos às imunoglobinas IgM e IgG.

Entre as várias funções do selênio estão: ação antioxidante, manutenção da integridade de células musculares e de eritrócitos, síntese de DNA e RNA, neutralização de metais pesados, respiração celular e transferência de energia. Ainda é importante na produção do esperma, integridade da queratina, função pancreática, imuno estimulação e síntese de anticorpos, e produção de coenzima-Q10. Baixos níveis de selênio são encontrados em portadores de artrite reumatoide, psoríase ou eczema, e durante processos inflamatórios e infecciosos.

O selênio é considerado o mineral anticâncer. Há evidências epidemiológicas de que o aumento da ingesta reduza a incidência de certos tipos de câncer. O índice de câncer de esôfago, ovário, cólon, pele, fígado, próstata, estômago e reto é particularmente elevado nas regiões onde os teores de selênio no solo são baixos; já a incidência de câncer de pulmão, pâncreas e leucemia não parecem ter muita relação com os níveis de selênio.
O Dr. Gerhard Schrauzer (Universidade da Califórnia) publicou os primeiros trabalhos relacionando níveis de selênio e incidência de câncer, especialmente os de mama e cólon. Novos trabalhos coordenados pela Dra. Christine S. Wilson (nutricionista da UCLA) confirmaram os achados iniciais.

O selênio é antioxidante, aumenta a função imune, inibe o dano cromossômico (evita mutações), protege contra alguns tipos de câncer e o surgimento de catarata. É indispensável à produção dos homônios da tireoide e neutraliza metais pesados e outras substâncias tóxicas ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário