domingo, 4 de agosto de 2013

AIPO......

Aipo


Este legume é recomendado em dietas. Saiba porquê

Os frutos e as raízes do aipo são utilizados como diuréticos, em inflamações geniturinárias, contra a cistite, em problemas de gota e para tratar o reumático.

Externamente, é usado em queimaduras e inflamações cutâneas e como cicatrizante. O aipo produz uma reacção alcalina no sangue, é bastante diurético, anti-espasmódico, carminativo, tónico digestivo e ajuda a eliminar o ácido úrico.

Além disso, é hipotensor, afródisiaco e ajuda a combater o mau-hálito. A sua raiz faz parte de um xarope diurético, conhecido como o xarope das cinco raízes, em associação com funcho, gilbarbeira, salsa e espargo.

Composição

Este legume contém apiol, cumarinas (responsáveis pelo aroma), flavonoides, ferro, fósforo, potássio e sódio. As raízes contêm açúcar e têm muito poucas calorias, sendo por isso um vegetal recomendado em várias dietas.

Na culinária

O aipo verde é utilizado na Holanda e Bélgica, como nós usámos a salsa, como guarnição ou misturado nos pratos antes de servir. Em França, vende-se como erva aromática para sopas e na Grécia utiliza-se em pratos de peixe e estufados.

O aipo-chinês é utilizado como condimento e como legume, os caules são cortados e usados em alimentos fritos. Em todo o sudoeste asiático, é utilizado para condimentar pratos de massa, arroz e sopas. Na Tailândia, cozinham um excelente peixe a vapor com aipo.

Os japoneses utilizam-no para confeccionarem o sukiaki. Os russos e os escandinavos usam as sementes esmagadas em sopas e saladas, sobretudo no inverno. Na Índia, é usado para aromatizar muitos pratos de caril. Combina bem com couves, frango, pepino, peixe, salada de batata e em sumos com maçã e cenoura.

Contraindicações

Não deve consumir as sementes em casos de problemas renais nem usá-lo durante a gravidez, porque pode causar contracções uterinas. Associado a cardiotónicos ou hipotensores, pode aumentar a toxicidade dos primeiros ou potenciar a ação dos segundos.

fonte: sapo saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário