quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BARDANA.....

CONHEÇA A BARDANA

O nome científico da bardana é Arctium lappa, mas é conhecida também como: pegamassa, pegamasso, pegamoço, erva dos tinhosos, orelha gigante, carrapicho grande e carrapicho de carneiro. Na culinária japonesa a bardana é bastante utilizada.
De fácil adaptação ao clima onde é plantada, sua semente pode ser semeada praticamente em qualquer lugar, desde que encontre as condições ideais: lugar úmido, solo arenoso, profundo e sombreado.

Propriedades nutricionais: A raiz da bardana é fonte de proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina, niacina, vitaminas A e B1, além de ser rica em sais minerais. A maioria das propriedades está concentrada na casca e por isso é importante não retirá-la.

Propriedades medicinais: As folhas da bardana são benéficas para a pele porque possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e fungicidas. Suas compressas são indicadas para tratamento de erupções cutâneas, doenças que ressecam e descamam a pele e para aliviar picadas de insetos. O chá combate desde prisão de ventre e gastrite, até bronquite, catarro preso e hemorróidas.
As raízes e sementes, muito usadas pelos orientais, servem para tratar cálculos renais, reumatismos e problemas da vesícula. Além de muito nutritiva, a raiz é considerada um estimulante do sistema nervoso, benéfica para as doenças dos ossos, diurética, depurativa, antitérmica e antibacteriana. O óleo (Oleum bardanae) retirado das sementes pode ser usado para combater a queda de cabelo.
No entanto, a bardana é contra-indicada durante a gravidez por sua ação estimulante uterina. E suas sementes podem provocar irritação no trato urinário.

Receita contra a queda de cabelo:
Use 10 gramas de raiz de bardana, cortada em pedaços bem pequenos e cozida em pouca água.
Quando a raiz estiver suficientemente amolecida, esmague, reduzindo-a a uma papinha. Friccione essa papa no couro cabeludo pelo menos uma vez por dia. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

FONTE: BALMÉ, François. Plantas Medicinais. São Paulo: Ed. Hemus. 1982
Site - Cantinho Vegetariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário