terça-feira, 6 de agosto de 2013

DENTE-DE-LEÃO......

DENTE DE LEÃO

(Taraxacum officinale)
Erva cardíaca, anti-inflamatória e Hepática

USO MEDICINAL
O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.

USO ENERGÉTICO:
O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que por isso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.

USO CULINÁRIO:
- O dente de leão pode ser usado em saladas.
Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.
Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas ficarem ligeiramente secas. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e beba (com juízo lol).

OUTROS USOS:
- O Dente de Leão é encontrado em tintura de iodo
- Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas.
Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, apanhando sol pela manhã,
e sendo agitado de vez em quando. Em seguida coe as ervas do óleo, e terá
um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.
- O escalda-pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor do corpo.

Um comentário:

  1. Eu como isso como saladas e faço suco com cenoura . Dente de Leão cura fígado gordo de pessoas q não bebem . Tenho uma amiga q foi parar na emergência com dor no fígado, mas é lógico não sabia o q era até eles falarem . Daí ele começou tomar suco e melhorou , só q agora começou comer tudo q não deve novamente 🙄🙄🙄🙄 daqui a pouca vai parar na emergência novamente!

    ResponderExcluir