quinta-feira, 23 de maio de 2013

MACA PERUANA...

Maca Peruana – Beneficios, Propriedades e efeitos 

A Maca Peruana é uma planta da família das crucíferas (Lepidium meyenii Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon) que apresenta um tubérculo, à semelhança do nabo e é oriunda tal como o titulo indica dos Andes peruanos. Esta espécie cresce em zonas inóspitas, a mais de 4000 metros de altura, em condições climatéricas severas de extremo calor durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. É, aliás, nesta zona, a única planta a desenvolver-se.
De elevado valor nutritivo, durante milhares de anos, serviu de principal alimento aos povos que aí habitavam. A Maca é constituída, em grande parte, por hidratos de carbono, proteínas e fibras. Possui também um conteúdo considerável de lípidos, entre os quais se destacam importantes ácidos gordos essenciais, como o ácido linoleico, o ácido palmítico e o ácido oleico. Contam-se ainda aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e vitamina C.
No que respeita aos minerais, podemos encontrar na constituição deste tubérculo cálcio, magnésio, fósforo, ferro, iodo entre outros. O valor nutritivo da Maca é de tal forma elevado que, durante a época colonial, era utilizada como moeda de troca no comércio e era até oferecida aos deuses. Porém, durante muito tempo, esta planta foi negligenciada e, apenas nas últimas décadas, devido a inúmeros estudos realizados que comprovaram as suas propriedades, se voltou a dar-lhe a importância que merece, tendo inclusive, a FAO recomendado fortemente o seu cultivo.

Para além dos nutrientes acima descritos, destacam-se ainda na Maca Peruana, entre outros, alguns fitoquímicos, como os alcalóides com características semelhantes aos estrogénios e às prostaglandinas. Este facto torna a Maca uma planta importante no âmbito da regulação das funções sexuais, tanto masculinas, como femininas. Razão pela qual, possivelmente, os indígenas a consideravam como um potente afrodisíaco e a utilizavam, tradicionalmente, para fomentar a fertilidade, tanto nos humanos, como nos animais.
Segundo muitos pesquisadores e, de acordo com os mais recentes estudos, os fitoquímicos presentes neste tubérculo actuam sobre o hipotálamo e as glândulas supra-renais, conferindo-lhes efeitos estimulantes.
Desta forma, a Maca pode constituir uma ajuda preciosa em tratamentos de infertilidade, tanto no homem, como na mulher, de distúrbios do sistema hormonal e em casos de falta de libido. Segundo alguns pesquisadores esta planta poderá ser útil em situações de impotência masculina. No que respeita à saúde da mulher, a Maca poderá ajudar a regular problemas relacionados com o ciclo menstrual, amamentação e na menopausa (afrontamentos, mudanças de humor, etc.).

Colheita na Bolívia
A outros níveis e, devido ao facto desta planta também ser classificada como adaptogénica, pode revelar-se útil nas performances desportivas, ajudar a combater os mais variados estados de stresse e de fadiga, quer física, quer mental. E, ainda, devido ao seu elevado teor nutritivo, a Maca pode ser usada em situações de carências várias como a anemia ou o osteoporose, por exemplo.
Em resumo, este tubérculo é essencialmente um estimulante da actividade física e mental e regulador das funções sexuais do organismo, sendo por isso indicado em estados de debilidade, cansaço, stresse, depressão e disfunções sexuais.
A Maca é mais uma dádiva que a Natureza coloca à nossa disposição e, por isso, merece toda a atenção da comunidade científica. Neste sentido, é essencial que se continuem a realizar estudos que comprovem as propriedades desta planta, a que muitos já apelidam de “viagra” natural …
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário