sábado, 29 de junho de 2013

B 12

Cianocobalamina – Vitamina B12

“É essencial que todos os vegetarianos tomem um suplemento, usem alimentos enriquecidos ou consumam lacticínios ou ovos para atingir a ingestão recomendada de vitamina B12”.
Esta é a posição de Associação Americana de Dietistas (ADA), e significa que, para que uma alimentação vegetariana possa ter os benefícios para a saúde já descritos e reconhecidos, a mesma deve ter em conta as necessidades nutricionais do ser humano e garantir que essas necessidades são supridas através de uma alimentação sem consumo de alimentos de origem animal. Ora isto requer conhecimento, sensatez e responsabilidade por parte dos vegetarianos.

Eu costumo dizer que a ciência coloca à nossa disposição o conhecimento necessário para fazermos as coisas correctas em termos de saúde e nós devemos inteligentemente usá-lo em nosso benefício.
A vitamina B12 é centro de diversas polémicas no que respeita ao seu consumo por parte dos vegetarianos. Ela é sempre referida quando se fala de alimentação vegetariana.
Vamos desfazer mitos e saber o necessário para garantir que não vamos padecer por falta de vitamina B12.

O que é e suas funções
Esta vitamina também designada de cobalamina ou cianocobalamina (forma sintética de elevada estabilidade e disponibilidade, muito usada clinicamente), é uma vitamina hidrossolúvel, que perde lentamente a sua actividade quando exposta à luz e estável à temperatura elevada (resistente à cozedura).
A vitamina B12 é complexa e muito especial nas suas contribuições para a saúde.
Das diversas funções da cobalamina, as principais relacionam-se com a formação das células sanguíneas, os glóbulos vermelhos, na manutenção de um sistema nervoso saudável, o metabolismo das gorduras, hidratos de carbono e proteínas e também no metabolismo do ácido fólico.

Onde a encontramos?
A vitamina B12 é o único nutriente que não conseguimos obter através de uma alimentação estritamente vegetariana (a não ser através de alimentos enriquecidos).

A única forma de a cobalamina ser sintetizada é pela acção de bactérias. E neste campo são várias as dúvidas.

Em primeiro lugar é preciso que fique claro que a vitamina B12 não pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, a não ser em alimentos enriquecidos.

Houve tempos em que se podia encontrar esta vitamina em alimentos vegetais, mas em épocas em que a exigência a nível da higiene alimentar não era a que existe hoje. Ao lavarmos os alimentos eliminamos, felizmente, grande parte das bactérias. E apesar de ter sido sugerido, que se lavarmos menos os alimentos podemos consumir alguma vitamina através desses alimentos, não é garantido que seja suficiente.

Em segundo lugar ela só existe em alimentos de origem animal. Apesar de isto não fazer da dieta vegetariana uma forma deficiente de nos alimentarmos, há que ter em atenção que devemos garantir a ingestão desta vitamina. E podemos fazê-lo facilmente através da ingestão de alimentos que são enriquecidos ou tomando simplesmente um suplemento.

As dietas lacto ou ovo-lacto-vegetarianas podem garantir a ingestão suficiente de cobalamina, é no entanto necessário garantir que o consumo de ovos ou lacticínios é regular.

Maioritariamente encontramos vitamina B12 nas carnes, especialmente no fígado, local onde é armazenada. Os animais conseguem-na através da ingestão de alimentos contaminados e pela produção a nível intestinal.

A diferença entre o homem e os animais que a produzem no seu intestino, é que nós não temos capacidade para absorver a vitamina que possamos produzir a nível intestinal, porque a sua produção acontece num local posterior ao local onde é absorvida no intestino.

Necessidades:
Necessitamos desta vitamina em pequenas doses e a mesma é reaproveitada pelo organismo, por um mecanismo de reciclagem.

E tal como acontece com outro metabolismos, sempre que a quantidade ingerida é pequena, o mecanismo de absorção é optimizado, aumentado a absorção.

Acontece até que altas doses desta vitamina fazem com que seja pior absorvida.

Por exemplo, sabe-se que, se uma dose de 5 microgramas for administrada, se absorve cerca de 60%, enquanto numa dose de 5000 microgramas, apenas 1% é absorvida.

Leia o resto do artigo aqui -------> http://www.centrovegetariano.org/Article-571-Cianocobalamina%2B%2596%2BVitamina%2BB12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário