segunda-feira, 3 de junho de 2013

SPIRULINA

Os benefícios para a Saúde da Spirulina

A spirulina é uma alga azul esverdeada , considerada um super-alimento natural que traz inúmeros benefícios para a saúde.

Neste mundo contemporâneo em que somos invadidos por comidas processadas e transformadas, desprovidas dos nutrientes essenciais a spirulina sendo um super-alimento pode suprimir várias carências nutricionais, pois é constituída por 65% de proteínas, rica em vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fitoquímicos como os polissacarídeos e ficocianina que lhe dá o tom azulado que melhoram o sistema imunitário.

Proteínas

O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais ultrapassando a carne e peixe que têm 15 a 25%, a soja com 35%, amendoins com 25% ou ovos com 12%. Uma das grandes vantagens é a sua fácil absorção e assimilação a rondar os 90%, com especial interesse em pessoas com problemas intestinais e de digestão difícil.

Gordura

A spirulina contêm apenas 5% de gordura e é baixa em colesterol. Uma colher de sopa a que corresponde aproximadamente 10 gramas da alga têm apenas 36 calorias e 1.3mg de colesterol, ou seja um valor residual. Por comparação uma gema de ovo tem 80 calorias, 300 mg de colesterol para a mesma quantidade de proteínas.

Vitaminas

Quantidades por 5 gramas (colher de chá):
Vit. A (Beta Caroteno): 12.000 UI (220% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Vitamina K: 100 mcg (125% VDR);
Vit. B1 (Tiamina): 0.17 mg (110% VDR);
Vit. B2 (Riboflavia): 0.20 mg (12% VDR);
Vit. B3 (Niacina): 0.7 mg (4% VDR);
Vitamina B6: 40 mcg (2% VDR);
Vitamina B12: 10 mcg (160% VDR).
Sais Minerais
Cálcio: 30 mg (3% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Crómio: 13 mcg (11% do VDR);
Ferro: 5 mg (27% do VDR);
Selénio: 5 mcg (7% do VDR);
Magnésio: 20 mg (5% do VDR);
Manganésio: 240 mcg (12% do VDR);
Fósforo: 40 mg (4% do VDR);
Cobre: 60 mcg (3% do VDR).
Contra-Indicações

O seu uso não está indicado para pessoas com problemas no sistema imunitário, pois o aumento da actividade imunitária pode incrementar os sintomas das doenças como:

Esclerose múltipla;
lúpus;
artrite reumatóide.
Não indicado igualmente a pessoas com Fenilcetonúria, uma doença genética que torna incapaz a metabolização da fenilalanina.

Benefícios:

Programas de perda de peso devido ao seu alto valor proteico e de crómio, reconhecidos em estudos como saciantes e inibidores do apetite;
Redução do mau colesterol;
Alivio dos sintomas pré-menstruais;
Diminuição da probabilidade de risco cancerígeno;
Aumento da flora intestinal;
Correcção de anemias pelo ferro;
Suplemento desportivo pelo seu alto valor proteico e nutricional.

As vantagens de adicionar spirulina à alimentação não se ficam por aqui, como tal aconselhamos a suplementação diária de 5 gramas (colher de chá) diluída num batido ou sumo, ou por intermédio de comprimidos com as algas prensadas. Os benefícios para a saúde são evidentes após uma correcta manutenção temporal dos requisitos nutricionais do organismo.

Fonte: http://www.spirulinasource.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário