domingo, 14 de julho de 2013

PSORÍASE....


A psoríase é uma doença de pele que coça muito e gera feridas na pele mas que não é contagiosa, e portanto ela não se pega. Ela manifesta-se através de lesões escamosas que surgem num determinado local da pele devido a uma taxa exageradamente elevada de crescimento e de substituição de células cutâneas. Seu tratamento é feito através do uso de cremes e pomadas, mas a exposição solar ajuda a combater os sintomas da doença.
Esta doença pode afetar áreas da pele como o couro cabeludo, unhas, cotovelos, joelhos, costas e nádegas, podendo acometer até mesmo as articulações provocando a artrite psoriática.

Sintomas da Psoríase

Os sintomas da psoríase são: escamas branco-prateadas, secas, aderidas, que coçam e que quando são removidas deixam pontilhados de sangue na região. Ela pode-se apresentar das seguintes formas:
  • Crônica, em placas ou vulgar: É a mais comum de todas e pode afetar tanto a pele como o couro cabeludo;
  • Gotas, sendo chamada de gutatta;
  • Pustulosa, sendo subdividida em: difusa de Von Zumbusch; pustulose palmoplantar e acropustulose;
  • Invertida ou flexora;
  • Ungueal, quando afeta as unhas.

Causas da psoríase

As causas da psoríase ainda não foram totalmente esclarecidas mas sabe -se que ela é uma doença auto-imune, que tem um fator familiar envolvido e que acomete frequentemente indivíduos antes dos 30 e depois dos 50 anos, embora possa aparecer em qualquer idade.
Os indivíduos mais propensos ao desenvolvimento da psoríase são os alcoólatras; obesos; deprimidos; diabéticos; hipertensos; que sofram com colite ou artrite reumatóide.
Tem-se observado que os doentes com psoríase tem maiores chances de sofrer de doenças cardiovasculares que os outros, revelando que esta doença também pode afetar outros órgãos além da pele, mas isto ainda carece de comprovação científica.

Diagnóstico da psoríase

O diagnóstico da psoríase  é feito através da observação da pele e da história clínica do indivíduo.

Tratamento para psoríase

O tratamento da psoríase é feito de forma a controlar os sintomas e diminuir a sua incidência, uma vez que ela ainda não tem cura.
O uso de cremes e pomadas é indicado, assim como exposição solar logo pela manhã. Nos casos mais graves pode-se recorrer à toma de medicamentos imunosupressores e anti inflamatórios via oral e ao tratamento com luz ultravioleta UVA e UVB em clínicas especializadas e é preciso tomar especial cuidado com a alimentação evitando alimentos industrializados e investindo mais em alimentos ricos em Beta-caroteno e ômega 3.
SINERGIA CONTRA PSORIASE:
30 ml de óleo vegetal de Germe de Trigo
30ml de óleo vegetal de Andiroba
30 gotas de óleo essencial de Lavanda
15 gotas de óleo essencial de Bergamota
Essa sinergia tem a função de hidratar e regenerar a pele. Além de atuar como calmante tópico tem a função de interferir no sistema emocional como relaxante calmante e desestressante. Deve ser utilizada no corpo todo, em especial nas regiões afetadas de 2 a 3 vezes por dia. Lembrar-se de não se expor ao sol após aplicação, o óleo essencial de Bergamota é fotossensível e pode manchar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário