sábado, 20 de julho de 2013

BANHO DE FLORESTA OU SHINRIN-YOKU....

BANHO DE FLORESTA ESTIMULA AS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS QUE COMBATEM O CÂNCER

A popular prática japonesa do “shinrin-yoku”, ou “Banho de Floresta”, foi introduzida em 1982 para encorajar um estilo de vida mais saudável. Atualmente Banho de Floresta se tornou uma reconhecida atividade de gerenciamento do estresse no Japão, e recentes estudos mostram que essa prática aumenta o vigor e reduz a ansiedade, depressão e raiva. Por baixar os níveis do hormônio do estresse, cortisol, ela diminui o risco de doenças relacionadas ao estresse.

Mas além disso, de acordo com o Professor Qing Li, da Escola de Medicina Nippon, em Tóquio, os passeios de Banho de Floresta aumentam em muito a atividade das nossas células imunológicas naturais que combatem o câncer. A seguir as dicas do Dr. Li para o Banho de Floresta:

1. Para tomar Banho de Floresta não é necessário que se faça um exercício físico intenso ou ficar fatigado. Em vez disso, a pessoa deve “desfrutar da floresta através dos cinco sentidos: o murmurar das águas de um córrego, o canto dos pássaros, as cores verdes, a fragrância da floresta e simplesmente tocar as árvores”.

2. Se você tem meio dia para um Banho de Floresta, pegue em torno de duas horas e caminhe cerca de 2,5 quilômetros, parando para descansar sempre que sentir vontade – fazendo uma pausa para ler ou desfrutar da beleza do cenário.

3. Para aquelas pessoas que não dispõem de uma floresta nas proximidades, o Dr. Li diz que uma caminhada de duas horas num parque dentro de uma cidade, com uma boa densidade de árvores, pode significativamente aumentar o vigor e reduzir ansiedade e depressão.

Um Feliz Banho de Floresta para você!

Para mais informações sobre Banhos de Floresta no Instituto Visão Futuro em julho (como parte de programas de meditação e bem-estar), entre em contato conosco através do e-mail visaofuturo@visaofuturo.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário