sábado, 20 de julho de 2013

COGUMELOS....

Você sabe que existe uma grande variedade de cogumelos comestíveis? O champignon é o mais conhecido. O shitake também está caindo no gosto dos brasileiros. Mas não saia catando cogumelos no grama por aí, pois existem várias espécies tóxicas.

Os cogumelos têm alto valor proteico, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo. Possuem baixo teor de gordura, além de serem muito saborosos. São ótimos alimentos e super saudáveis.

Champignon: É o mais cultivado e consumido no mundo. O champignon é claro e tem o chapéu bem arredondado e "carnudo", com o talo curto. Sua textura macia possibilita que sejam usados frescos ou em conservas, molhos, pizzas, lanches, omeletes, saladas, massas, aperitivos...

Shitake: é o segundo mais consumido no mundo. É ótimo para quem precisa controlar a pressão arterial, reduz o nível do colesterol, fortalece o sistema imunológico, inibe o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias. Ele tem o chapéu grande e "carnudo", numa cor marrom. Ficam ótimos em molhos, risotos, massas ou apenas refogados com manteiga e shoyu.

Shitake
Foto: Kátia Marcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário