segunda-feira, 22 de julho de 2013

BELDROEGA E SEUS BENEFÍCIOS......

As beldroegas são uma planta infestante, desprezada por muitos, mas que é também saborosa, saudável e que nada custa. Encontrada com facilidade em quintais e campos de cultivo, de Norte a Sul, a beldroega dá passos rumo à "alta cozinha" por iniciativa da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Seguindo o adágio popular que diz que a necessidade aguça o engenho, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) inventou menus de beldroegas, a lembrar que essa erva desprezada por muitos é saborosa, saudável e nada custa.
A planta - que com facilidade atapeta quintais e campos de cultivo, e até se consegue encontrar em calçadas de avenidas de Coimbra -, em tempos de crise, como o actual, segundo os dinamizadores, deve ser recuperada nos seus usos tradicionais quase perdidos, alimentares e medicinais.
A ESAC desafiou alunos, docentes e funcionários a saborearem os pratos criados pelo seu chefe de cozinha António Neves, no âmbito de um projecto pedagógico multidisciplinar levado a cabo no início do mês, e a adesão foi tal que rapidamente se esgotaram no refeitório.
Agora, a escola quer fazer chegar a mensagem à sociedade e realçar que para a "alta cozinha", ou "cozinha gourmet", sempre ávida de novos produtos e sabores, este é um caminho a explorar.
E parece ser essa já uma via que a própria ESAC quer protagonizar, ao querer brindar em breve uma delegação de uma universidade estrangeira com uma cardápio de iguarias de beldroegas recriadas pelo chefe António.

Um comentário:

  1. Oi, onde encontro em Porto Alegre, procurei no mercado e ninguém tem. Se souber por favor me passa o endereço. Obrigado

    ResponderExcluir