quarta-feira, 3 de julho de 2013

CAMPO VIBRATÓRIO DO CORAÇÃO...

Só se vê bem com o coração". E isso é bem verdade. Agora também nós sabemos que só se pensa bem com o cora­ção. Porque a história inteira de "da cabeça ao coração" é muito mais do que uma metáfora esotérica. Pesquisas recentes em torno do co­ração humano promovem descobertas sur­preendentes e deixam a suspeitar que a consciência poderia ser um esforço conjunto entre o coração e o cérebro.

Você sabia, por exemplo, que dentro do coração existe uma estrutura neuronal, que é parecida da estrutura com nosso cérebro?

Que o coração afeta as funções do nosso cérebro?
Que o coração cria um campo magnético que é de 500 a 5000 vezes mais forte do que o campo do nosso cérebro?
Um campo magnético, que afeta o sistema nervoso de outras pessoas e pode ser medido até vários metros de distância do corpo?

Surpreendido? Na verdade, não tão estranho, enfim o coração é considerado em muitas tradições milenares como o centro da emoção, da intuição, da sabedoria, da paixão e do amor. Como um importante centro espiritual e o portal para o verdadeiro Eu. Milhões de pessoas relatam que percebem sentimentos na área do coração. Mas, por anos estamos ouvindo: Não há nada!

Finalmente agora, a ciência recuperou. Novos estudos não só mostram que o nosso coração é em si uma espécie de cérebro, mas também explicam como está se comuni­cando com o cérebro e como isso afeta nossa percepção e emoções. E eles permitem uma visão surpreendente para o verdadeiro poder do nosso coração dentro de nossos relacionamentos.

O cérebro dentro de nosso coração

Por um longo tempo a medicina viu o coração apenas como o equivalente de uma bomba de água: Simplesmente bombeando o sangue pelo corpo e se for quebrado, será substituído. Mas alguns pesquisadores afirmam agora: O coração também é um órgão sensorial sensível, um centro sensitivo altamente desenvolvido, que recebe e processa uma grande quantidade de informações.

O coração parece ser, literalmente, um segundo cérebro. Para a surpresa de muitos investigadores o sistema nervoso do coração contém, com a sua alta complexidade, cerca de 40.000 neurônios, formando uma rede operacionalmente independente e autônomo do cérebro, que no entanto, está se comunicando com o cérebro da cabeça através de uma grande variedade de caminhos. Através de diferentes nervos aferentes, o coração continuamente envia informações para o cérebro da cabeça, influenciando desta forma as nossas percepções e processos mentais.

As vias nervosas do coração chegam ao cérebro da cabeça na medula, continuando para os centros superiores do cérebro e parece ter grande influência sobre a Amygalda - um importante centro de instintos, emoções e medo.

O interessante neste fato é que aparentemente o cérebro do coração "pensa" completamente autosuficiente - independentemente do cérebro e sistema nervoso.

"O sistema nervoso dentro do coração (o cérebro-coronário) permite que o coração aprenda, memorize e tome decisões, independente do córtex. Além disso, vários experimentos demonstraram que os sinais enviados continuamente do coração para o cérebro, significativamente influencia as funções superiores do cérebro como, percepção, cognição e processamento de emoções", disse Rollin McCraty, Ph.D., do Institute of Heart Math (Instituto da Matemática do Coração).

O campo magnético do coração

Uma descoberta ainda mais surpreendente dos pesquisadores do Institute of Heart Math é o tremendo campo magnético do coração: A componente elétrica deste campo é aproximadamente 60 vezes mais forte do que o do cérebro, a componente magnética mesmo até 5000 vezes e pode ser medido a vários metros do corpo.

Este campo-cardíaco está pulsando e enviando complexos padrões rítmicos para todo o corpo, assim aparentemente influenciando uma série de processos - também o nosso cérebro, se sincronizado às vezes com este pulso eletromagnético. No relaxamento e na alegria também sincroniza-se a respiração e a pressão sanguínea. O campo-cardíaco poderia, assim, fornecer o sinal de sincronização para o corpo inteiro, com os quais podemos nos sintonizar conscientemente, por assim dizer a vibrar em harmonia com o coração. Não é surpreendente que os pesquisadores do Institute of HeartMath relatam, que emoções negativas causam padrões rítmicos altamente perturbados, enquanto amor, alegria e outras emoções positivas, estão produzindo campos muito harmônicos e uniformes, como comprovado em análise espectral campo de coração.

Conexão de Coração - a Sincronização dos Corações
O que significa isso para os nossos relacionamentos afetivos? Finalmente, já foi repetidamente demonstrado, que durante uma conversa profunda o cérebro de pessoas se sincronizam até que as ondas cerebrais criam padrões completamente idênticos e congruentes. McCraty e sua equipe estenderam esta pesquisa e acreditam que neste processo o coração poderia desempenhar um papel importante.

"Experimentos no Institute of HeartMath forneceram provas notáveis de que o campo eletromagnético do coração pode transmitir informações entre as pessoas. Podíamos medir uma troca de energia cardíaca entre indivíduos, que foram de até 1,5 metros de distância uns dos outros. [...] Os resultados desses experimentos levaram-nos a concluir, que o sistema nervoso age como uma espécie de "antena", sintonizada em campos eletromagnéticos produzidos por corações de outros indivíduos e respondendo para aqueles. Acreditamos que essa capacidade de intercambio de informações energéticas é uma habilidade inata, a qual aumenta a consciência e medeia aspectos importantes de uma verdadeira empatia e sensibilidade para os outros."

O coração como glândula endócrina

Mas também biologicamente o coração faz muito mais do que só bombear: Na década de oitenta, o coração foi primeiramente classificado como uma glândula endócrina. No sistema nervoso do coração estão, assim como cérebro, liberados vários neurotransmissores e hormônios, os quais têm um impacto sobre o corpo todo. A noradrenalina, dopamina e ocitocina são os mais importantes desses hormônios, a ocitocina é particularmente interessante porque, considerado como "hormônio do amor", é que significativamente influencia o amor materno, a solidariedade, tolerância, compreensão e comportamento social.

Da cabeça ao coração

Então, o pequeno príncipe tem razão? E pela maneira também todos os índios, homens e mulheres sábios, mestres e gurus, que nos aconselham por centenas de anos para seguir o nosso coração. Pelo menos parece que estamos nos aproximando do mistério do coração, tal lugar que deve ser tão perto de Deus, que conecta o mundo com o absoluto e também a terra com o céu.

O coração é também o primeiro órgão formado no útero. O resto vem depois.

Recentemente, neurofisiologistas ficaram surpresos ao descobrirem que o coração é mais um órgão de inteligência, do que (meramente) a estaçã principal de bombeamento do corpo. Mais da metade do Coração é na verdade composto de neurônios da mesma natureza daqueles que compõem o sistema cerebral. Joseph Chilton Pearce-, autor de A biologia da Transcendência, chama a isto de ”o maior aparato biológico e a sede da nossa maior inteligência.”

O coração também é a fonte do corpo de maior força no campo eletromagnético. Cada célula do coração é única e na qual não apenas pulsa em sintonia com todas as outras células do coração, mas também produz um sinal eletromagnético que se irradia para além da célula. Um EEG que mede as ondas cerebrais mostra que os sinais eletromagnéticos do coração são muito mais fortes do que as ondas cerebrais, de que uma leitura do espectro de freqüência do coração pode ser tomada a partir de três metros de distância do corpo… sem colocar eletrodos sobre ele.

A freqüência eletromagnética do Coração produz arcos para fora do coração e volta na forma de um campo saliente e arredondado, como anéis de energia. O eixo desse anel do coração se estende desde o assoalho pélvico para o topo do crânio, e todo o campo é holográfico, o que significa que as informações sobre ele podem ser lidas a partir de cada ponto deste campo.

O anel eletromagnético do Coração não é a única fonte que emite este tipo de vibração. Cada átomo emite energia nesta mesma freqüência. A Terra está também no centro de um anel, assim é o sistema solar e até mesmo nossa galáxia… e todos são holográficos. Os cientistas acreditam que há uma boa possibilidade de que haja apenas um anel universal abrangendo um número infinito e interagindo dentro do mesmo espectro.

Como os campos eletromagnéticos são anéis holográficos, é mais do que provável que a soma total do nosso Universo esteja presente dentro do espectro de freqüência de um único anel.

Isto significa que cada um de nós está ligado a todo o Universo e como tal, podemos acessar todas as informações dentro dele a qualquer momento. Quando ficamos quietos para acessar o que temos em nossos corações, nós estamos literalmente conectados à fonte ilimitada de Sabedoria do Universo, de uma forma que percebemos como “milagres” entrando em nossas vidas.

Quando desconectamos e nos desligamos da sabedoria inata de amor do Coração, baseado nos pensamentos, o intelecto refletido no ego assume o controle e opera independentemente do Coração, e nós voltamos para uma mentalidade de sobrevivência baseada no medo, ganância, poder e controle. Desta forma, passamos a acreditar que estamos separados, a nossa percepção de vida muda para uma limitação e escassez, e temos que lutar para sobreviver. Este órgão incrível, que muitas vezes ignoramos, negligenciamos e construímos muros ao redor, é onde podemos encontrar a nossa força, nossa fé, nossa coragem e nossa compaixão, permitindo que a nossa maior inteligência emocional guie nossas vidas.

Devemos agora mudar as engrenagens para fora do estado baseado no medo mental que temos sido ensinados a acreditar, e nos movermos para viver centrados no coração. Para que esta transformação ocorra, é preciso aprender a meditar, “entrar em seu coração” e acessar a sabedoria interior do Universo. É a única maneira, é O Caminho. A medida que cada um de nós começa esta revolução tranqüila de viver do Coração, vamos começar a ver os reflexos em nossas vidas e em nosso mundo. Esta é a forma como cada um de nós vai criar uma mudança no mundo, criar paz, criar harmonia e equilíbrio, e desta forma, vamos todos criar o paradigma de um mundo em perfeita harmonia.

Dra. Rebecca T Cherry MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário