quarta-feira, 7 de agosto de 2013

HORMÔNIOS E PRAZER....

HORMÔNIOS E PRAZER

Na hora do prazer, são os hormônios responsáveis por uma série de sensações. Segundo Dr. Álvaro de Moura Ribeiro, médico ginecologista, os hormônios são produzidos no cérebro para então serem liberados na corrente sangüínea, despertando satisfação, bem-estar e relaxamento, além de terem ação decisiva na libido.
As etapas relacionadas à produção de hormônios durante a relação sexual estão dividida em quatro fases. O Dr. José Carlos Riechelmann, Presidente da Associação Médica Brasileira de Sexologia, nos ajuda a entender melhor o que acontece com o nosso corpo até o momento do pós-orgasmo.

1 - FASE DE EXCITAÇÃO

A testosterona, hormônio masculino é o responsável pelo desejo sexual, tanto nos homens quanto nas mulheres. O estrógeno, hormônio feminino é extremamente importante para manter a elasticidade e umidade vaginal, o que tornará a relação sexual mais prazerosa para a mulher sem a sensação de desconforto. Mas não possui função importante para estimular o desejo sexual.

2 - FASE DE PLATÔ (PRÉ-ORGASMO)

Homens e mulheres apresentam aumento na concentração de adrenalina e noradrenalina. Em alguns homens junto com o orgasmo ocorre a elevação entre 20% e 360% do hormônio ocitocina. Esse hormônio também é responsável pela contração uterina pós-parto e ejeção do leite durante a amamentação, mas a ação da substância no organismo não está clara.

3 - FASE DE ORGASMO

Após o orgasmo ambos os sexos têm uma grande elevação do nível de prolactina. Esse hormônio reduz os níveis de testosterona e estrógeno do organismo, o que inibi o impulso sexual após o orgasmo. Além de ser o responsável pela produção do leite nas mulheres.

4 - FASE DE RESOLUÇÃO (PÓS-ORGASMO)

O nível de prolactina permanece elevado até uma hora após o orgasmo. Nos homens, o hormônio inibe o desejo e desencadeia sonolência. Enquanto as mulheres permanecem excitadas e conseguem ter outros orgasmos após o primeiro.

A falta ou desnível de qualquer hormônio pode ser tratada com reposição hormonal, que é extremamente importante à saúde da mulher, afirma o ginecologista Álvaro Moura Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário