segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESTUDO SUGERE QUE SER VEGETARIANO PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES....



Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, descobriram que as pessoas que seguem o vegetariasmo correm menos risco de hospitalização e morte por doenças cardiovasculares do que as pessoas que consomem carne de qualquer tipo. Os resultados foram publicados dia 30 de janeiro na revista American Journal of Clinical Nutrition.

O estudo analisou 45 mil voluntários com idades entre 50 e 70 anos na Inglaterra e na Escócia, incluídos em um estudo sobre câncer e nutrição feito anteriormente. Neste grupo, 34% eram vegetarianos, um número anormalmente alto para estudos deste tipo, o que permitiu aos cientistas fazer estimativas mais precisas sobre o risco cardiovascular em ambos os grupos. Os participantes, recrutados ao longo da década de 1990, responderam a questionários detalhados sobre sua saúde e seu estilo de vida.

Durante o período de acompanhamento, que durou quase 12 anos, os autores do estudo identificaram 1.235 casos de doenças cardiovasculares nos registros hospitalares, incluindo 169 óbitos. Analisando os dados, os pesquisadores descobriram que vegetarianos tinham um risco 28% menor de sofrer de doenças cardiovasculares e 32% menos chances de ser hospitalizado e morrer por conta do problema. Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool, prática de atividade física, nível educacional e desenvolvimento socioeconômico foram levados em conta.

Os resultados também mostraram que os vegetarianos geralmente têm pressão arterial mais baixa e registram níveis de colesterol menores do que os não vegetarianos, além de apresentar índices de massa corporal (IMC) menores e menos casos de diabetes. Segundo os estudiosos, o risco de doenças cardiovasculares é menor principalmente por conta desses índices mais baixos.

Conheça os quatro tipos mais comuns de vegetarianismo
Ao procurar por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas recorrem ao vegetarianismo. Mas, antes de excluir algumas opções de sua dieta, é importante saber quais cuidados devem ser tomados e quais tipos de vegetarianismos existem. "Há várias dietas nesse grupo, que têm suas especificidades e precisam de acompanhamentos especiais", explica a nutricionista Astrid Pfeiffer, autora do livro "A Cozinha Vegetariana", da Editora Alaúde. O vegetarianismo, assim como qualquer outro tipo de dieta, necessita do acompanhamento de um profissional para que seja realmente saudável. Veja os tipos mais comuns de vegetarianismo e os nutrientes que podem faltar nessa alimentação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário