quinta-feira, 4 de julho de 2013

A FUNÇÃO DA CERA NOS OUVIDOS...

Existem tantas coisas e substâncias no nosso corpo que nem sempre lhes damos a devida importância. Por vezes deparamos com elas regularmente e não paramos para pensar no como é que elas se tornaram parte de nós.

Nesta categoria podemos colocar as lágrimas e o suor. Mas existe ainda outra substancia que é excretada no nosso corpo regularmente. Que é a cera nos ouvidos.

Medicamente conhecida por cerúmen, a cera nos ouvidos é aquela substância amarela com a consistência e aspeto da verdadeira cera que sai do seu canal auditivo. A cera nos ouvidos é uma combinação de secreções viscosas e não viscosas das glândulas sebáceas e sudoríparas.

A cera nos ouvidos é composta por camadas de pele eliminadas da sua orelha. 60% dessas peles consistem em queratina, enquanto os restantes 40% são ácidos gordos (saturados e insaturados), colesterol e álcool.

CERA NOS OUVIDOS – FUNÇÕES
A cera do ouvido, por mais grotesca que ache que é, tem as suas próprias funções corporais. Não é apenas um produto de desperdício excretado pelo nosso corpo e que necessita de ser eliminado.

A cera dos ouvidos humedece a superfície do nosso canal auditivo e assim a protegê-lo de bactérias e fungos. É também um escudo protetor do nosso ouvido contra objetos que o possam danificar, nomeadamente água e insetos pequenos.

Esta substância, cerúmen, serve ainda como lubrificante para que o interior da orelha não tenha tendência a ficar irritado e inflamado.

REMOVER A CERA NOS OUVIDOS
É claro que após as várias aplicações da cera, existe sempre alguma quantidade que não é usada. E assim essa cera no ouvido que se encontra em excesso é excretada para a sua orelha. E é esse desperdício que temos de retirar devido a secar e poder obstruir o seu canal auditivo.

Limpar o ouvido NUNCA deve ser feito com cotonetes de algodão. Deve limpar apenas a área exterior do ouvido (orelha), para não danificar o ouvido interno usando uma tolha ou pano limpo.

A cera produzida pelo ouvido é uma parte benéfica do nosso corpo. É produzida como um mecanismo de defesa do nosso ouvido contra qualquer mal que possa acontecer. Mesmo que você a compreenda como estando a obstruir o canal auditivo, é importante que não a limpe todos os dias para que esta continue a proteger o ouvido interno.

A orelha, ou melhor, o ouvido e a respetiva audição é uma das partes mais importantes do nosso corpo. Se tiver algum problema a nível dos seus ouvidos, a sua vida pode ser afetada.

Por isso, antes que os problemas nos ouvidos piorem, é aconselhável consultar o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário