quinta-feira, 4 de julho de 2013

CALATONIA....

Conheça um pouquinho sobre CALATONIA

A Calatonia é uma técnica de relaxamento profundo que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico da pessoa. Essencialmente falando a Calatonia baseia sua atuação na “sensibilidade táctil”, através da aplicação de estímulos suaves, em áreas específicas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos.
Benefícios / Indicações:

Proporciona vivências multisensoriais;
Atua sobre a totalidade do organismo de modo reestruturador;
Estresse;
Relaxamento;
Enxaquecas;
Asma;
Alergias;
Descontração das articular e muscular;
Comutações vasomotoras;
Distúrbios glandulares;
Distúrbios de ordem psicossomáticas;
Recondicionamento do ânimo.

A técnica foi criada por Pethó Sándor, um médico húngaro que radicou-se no Brasil desde 1949 (até seu falecimento em 1992) aqui desenvolvendo trabalhos clínicos e de pesquisa iniciados quando ainda vivia na Europa na época do pós-guerra.

Na época da segunda grande guerra mundial Sándor trabalhou no atendimento de feridos e refugiados em deslocamento pela Europa. Naquele período, dadas as precárias condições geradas pela guerra, com freqüência via-se diante de situações onde os recursos médicos, além de escassos, eram de pouca ajuda no atendimento de seus pacientes.

Nesse contexto, Dr. Sándor foi designado para o cuidado de pacientes com os mais variados traumatismos, conforme ele mesmo relatou ao falar sobre o surgimento de seu método:

»Idealizou-se este método durante a segunda guerra mundial, com base nas observações feitas em casos de readaptação de feridos e congelados, no período posterior à grande retirada da Rússia. Num hospital da Cruz Vermelha foram atendidas as mais diferentes queixas na fase pós operatória, desde membros fantasma e abalamento nervoso, até depressões e reações compulsivas».
Estudos e Pesquisas:

Alguns casos em que a aplicação da Calatonia é contra-indicada:

Angústia interna que leve ao desejo de cometer suicídio;
Psicoses;
Fase em que a pessoa esteja consumindo algum tipo de droga;
Durante a gestação;

Um importante e significativo aspecto subjacente ao método calatônico é o relacionamento que se estabelece entre o Terapeuta e o Cliente.

No processo da Calatonia observa-se ainda a vinculação corporal do terapeuta ao paciente durante todo o período de aplicação dos toques, período este em que um amplo envolvimento bi-pessoal se estabelece, produzindo um conjunto peculiar de ressonâncias psico-físicas, com a evocação de sensações e sentimentos e com o “const” de imagens internas.

Devido à multidimensionalidade do processo que ocorre entre os dois pólos, durante a aplicação da Calatonia, a atitude do terapeuta representa um aspecto importante no decorrer do treinamento do método proposto por Pethö Sándor.

Para evitar interferências diretivas ou parciais durante a execução dos toques, recomenda-se que se evite a intenção pessoal ou a mobilização através do EGO durante este período. Pethö Sándor sugeria a evocação de um “terceiro p”, como um SELF projetado, para onde se direcionaria a atenção psíquica do Terapeuta e de onde proviria o “com” da relação.


3 comentários:

  1. Gostaria de saber se é possivel fazer auto terapia com Calatomia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isidro!! Gratidão pelo contato. Sim Isidro, podes te auto aplicar....o único inconveniente é a posição, pois talvez fique um pouco difícil obter todos os benefícios, mas vale tentar, não é mesmo??
      Um abraço

      Excluir
  2. Gostaria de saber se é possivel fazer auto terapia com Calatomia!

    ResponderExcluir